Por isso, precisamos estabelecer as bases que servirão de sustentação para o desenvolvimento nacional. Essas bases devem ser construídas pela educação, pois ela é a alavanca do desenvolvimento. A educação é a melhor forma e de resultados mais concretos, para transformação da sociedade.
Por que não começamos pelas nossas próprias comunidades de fé? Afinal, a Bíblia nos ensina que, um dos principais papéis da Igreja, é a transformação do mundo (Romanos 12:1,2). Em outras postagens tratarei desse assunto mais especificamente, para que possamos ver os grandes valores e importância de uma sociedade embasada na Educação.
Nesta postagem, atenho-me a escrever apenas sobre o conceito básico da Educação Por Princípios, como fundamento facilitador da implantação de uma educação transformadora.
O QUE É EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS
Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordiamente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.
Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach - F.A.C.E. - Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou essa abordagem, Educação por Princípios é "um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar".
Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento".
O sistema educacional baseado na Educação por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs.
EDUCAÇÃO POR PRINCIPIOS
A Educação por Princípios é uma maneira de ensinar e aprender que coloca a Palavra de Deus no coração de cada matéria e ensina o aluno como pensar e aprender. É um método de educação que libera o potencial do indivíduo, forma o caráter cristão, constrói uma erudição baseada numa cosmovisão cristã e habilita líderes servidores.
Principais diferenciais:
. O processo de ensino e aprendizagem envolve: pesquisa, raciocínio, relacionamento, registro/ aplicação;
. Caderno de Anotações como instrumento para registro e domínio da aprendizagem pessoal;
. Abordagem tutorial que identifica o estilo de aprendizagem de cada aluno;
. Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem;
. Perspectiva providencial da História;
. Participação integrada da família.
FUNDAMENTO ESSENCIAL PARA UMA NAÇÃO CRISTÃ
Se queremos construir uma nação cristã livre precisamos estabelecer fundamentos bíblicos para a Educação, Governo, Economia e Política. O princípio de semeadura e colheita se aplica para implantarmos a Verdade de Deus nas nações. É num processo gradual, através da Educação Cristã, que as sementes são plantadas e cuidadas, para produzir frutos em todos os aspectos da vida: pessoal, social, político e econômico.
Esta tarefa envolve família, igreja e escola cristã comprometidas na educação de uma geração que esteja preparada e habilitada para aplicar princípios bíblicos em todas as áreas da vida.
Apesar dos últimos resultados (ou em função deles) de avaliações da educação brasileira, vivemos um momento no Brasil em que a educação é reconhecida como prioridade nacional.
Neste contexto, a educação é uma questão estratégica tanto no estabelecimento do Reino de Deus, quanto no desenvolvimento de nossa nação.
É nosso dever como cristãos oferecer a esta geração e às próximas, uma educação escolar de qualidade, fundamentada em princípios bíblicos, preparando-os para cumprir o propósito de Deus e exercer responsavelmente suas vocações na sociedade.
Manuel Raposo
Esta post foi adaptada da matéria de: http://www.aecep.org.br/institucional/institucional_principios.asp acessaado em 21 de abril de 2007.
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