quinta-feira, 18 de março de 2010

O SIGNIFICADO DO ANEL DE TUCUM

Um símbolo, um compromisso

Algumas pessoas têm me perguntado por que uso essa aliança preta. Esse anel tem um significado muito importante sim. Quanto ao dedo ou à mão que uso esse anel, não importa para o seu significado. O anel tem um valor social muito importante , pois significa que estou engajado, ainda que de forma muito limitada, com as lutas populares das classes mais vulneráveis da sociedade moderna. É um pacto de solidariedade e empatia que leva-me a um compromisso para que possa ajudar, de todos os modos possíveis a mim, na luta para que a classe mencionada tenha seus direitos resguardados. Achei uma matéria na Internet - não está identificado o(a) autor(a) - mas que pode definir com bastante clareza o significado do Anel de Tucum.


"Eram diversos e variados os rituais para celebrar uma aliança. Os mais simples eram: apertar a mão um do outro, dar um presente, trocar de veste ou de armas. Os mais profundos eram: beber ou misturar o sangue um ao outro, ou imergir a mão numa bacia de sangue; às vezes cortavam-se animais sacrificados e passava-se entre eles (cf Gen 15-17; Jer 38,18). O sentido desse gesto é que os aliados aceitavam a sorte de tais animais, caso quebrassem a aliança ou não cumprissem sua obrigações. Daí o papel importante desempenhado pela aliança tanto na vida privada quanto na vida pública entre os povos que viviam em organização tribal.

Conforme a tradição bíblica, Deus celebrou várias alianças com seu povo ao longo da história, culminando na pessoa de Jesus de Nazaré. Desde então os seus seguidores passaram a falar em antiga e nova aliança. Assim como a antiga aliança foi constituída pelo sangue dos animais sacrificados (Ex 24,8), a nova aliança foi constituida pelo sangue de Jesus Cristo (Heb 9,11-20;10,1-18).

No rastro dessa tradição, renasce o simbolismo da Aliança no Anel de Tucum, extraído de uma palmeira da Amazônia, cheia de espinhos, o símbolo do compromisso e da aliança com as causas dos oprimidos, excluídos e marginalizados - e sua lutas por libertação.

Foi na década de 70 que o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) adotou e divulgou o Anel de Tucum, hoje usado no mundo inteiro por quem assume a luta pelas causas populares, misturando-se com a sorte dos pobres da terra.
Esse símbolo foi bem escolhido, pois assim como é penoso fazer o anel de tucum, também é árdua a luta por dignidade, vida, esperança e paz.O cantor e compositor Rubinho do Vale possui uma belíssima canção que retrata muitíssimo bem o sentido da aliança expressa pelo anel de tucum. Vejamos a letra de "Canção da Esperança":"

"A canção da esperança que vou anunciar
Vem como a luz do dia
Vem trazendo a aliança do céu com a terra e o mar
Tudo será harmonia
São notas musicais que o silêncio bonito traduz
Sentimento de paz vem de tempo infinito de luz
Toda a humanidade vai ver que a bondade
Na verdade é um grande dom
Esse tempo novo vai encantar o povo
Na certa quem viver verá que é bom

A canção da esperança que venho anunciar
Na linda luz desse dia
É o caminho da bonança bom pra gente caminhar
No brilho da harmonia
Com amor a justiça e a paz se abraçarão
A felicidade da fraternidade é união
Para ter clareza de toda essa beleza
É preciso abrir o coração
Nessa nova era de nova primavera
O meu canto é uma celebração"

9 comentários:

Rita disse...

A aliança de coco escura, significa sim solidariedade com as populações marginalizadas, com os sofrimento dos que não conseguem acessar a cidadania. É umpacto de amor cristão pelos pobres. E pensar que há um site católico que diz que o uso da aliança é coisa do demo. Na verdade o uso da aliança partiu dos movimentos pela teologia da libertação, movimento do corajoso Leonardo Boff e tem a ver com as ações de enfrentamento à pobreza do Bispo Dom Casaldaglia.

Cah disse...

Rita, sou católica e conheço muitos Padres que usam essa aliança.

Cah disse...

Rita, sou católica e conheço muitos Padres que usam essa aliança.

cida campion disse...

Sou evangélica e uso pois esta´em mim ajudar as pessoas e quando não consigo me sinto muito mal por isso sei que nasci para ajudar e não me importo c/o que os outos pensam faço porque é esse meu dom se não de que vale a pena passar pela vida e não ajudar a quem precisa...Deus sou grata por ter me feito assim...

Samucão! disse...

Gostei desse anel de couro. Alguém pode me dar?

A disse...

olá, professor fui sua aluna ano passado Ariane do 3:B não sei se lembra mais .... que cohecidência rsrs muito interessante o significado

A disse...

olá, professor fui sua aluna ano passado Ariane do 3:B não sei se lembra mais .... que cohecidência rsrs muito interessante o significado

Ana Claudia disse...

Muito bom! Concordo plenamente! Comprei minha aliança preta neste site http://www.outletnaweb.com/ recomendo à todos!

Joao Costa disse...

A única categoria que esta aliança preta repregenta é da classe LGBT
Que lutam pelos os seus direitos e reconhecimento.

"Bandeira LGBT

A Bandeira do Arco-Íris talvez seja o símbolo mais conhecido da comunidade LGBT. Seu uso data de 1978 quando ela apareceu pela primeira vez na “San Francisco Gay Freedom Day Parade”. Um artista desta cidade, Gilbert Baker, criou a bandeira e, ajudado por trinta voluntários, costurou e tingiu a mão duas bandeiras gigantes para a marcha. Estas tinham oito faixas, com cada cor representando partes da comunidade:

rosa choque para o sexo;
vermelho para o fogo;
laranja para a cura;
amarelo para o sol;
verde para natureza;
turquesa para as artes;
azul indigo para harmonia;
violeta para o espírito.
Depois de um tempo houve a necessidade de fazer a bandeira em escala industrial e algumas das cores não estavam disponíveis neste tipo de processo, ficando seis cores em definitivo.

Triângulo Rosa e Negro

Um dos símbolos mais antigos é o triângulo rosa, que foi originalmente utilizado nos campos de concentração nazi para identificar os prisioneiros homossexuais. Aqueles que fossem judeus e homossexuais (considerados o pior nível de prisioneiros) deviam levar um triângulo rosa com outro de cor amarela. Em ambos os casos, deviam usar esta insígnia sobre o peito, cosido na sua roupa. Estima-se que cerca de 220.000 gays e lésbicas morreram junto aos seis milhões de judeus que os nazistas exterminaram nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Por esta razão, a partir de 1970 o triângulo rosa utilizou-se tanto como um símbolo identificativo para recordar as atrocidades sofridas pela comunidade homossexual durante a perseguição nazista, como para representar a união da cultura homossexual.

Os nazistas associaram a “mulheres indesejáveis” ou “anti-sociais” incluindo às lésbicas, um triângulo negro invertido. Algumas lésbicas hoje em dia utilizam este símbolo como representação daquele massacre, de igual forma ao que os homens homossexuais fazem com o triângulo rosa."
Quem é Homossexual e ver esta aliança no dedo de quem usa irão entender que quem usa são "Bissexuais". Homem usando gosta de homem e de mulher.
Mulher usando: gosta de mulher e de homem.
Eu sou Evangélica sou de Cristo Jesus. Não existe velha aliança e nova aliança. E sim o velho testamento e novo testamento. O Espírito Santo se fez carne Em Seu Filho Jesus Cristo De Nazaré pois Ele nos amava e queriam nos dar mais uma chance e Jesus foi o Cordeiro de Deus que veio ao mundo para levar os nossos pecados.
Pois compreendo que se Deus Acabasse com o mundo não teria nenhuma alma salva ao seu lado. Pois todos estavam corrompidos e afastados dos ensinamentos de Deus Pai Todo Poderoso.
Jesus veio para discernir as palavras do Pai e Pescar Almas Pra Deus.
Quem tiver dúvidas antes de me agredirem com palavras perguntem a qualquer gay se a aliança preta significar defender a classe deles.