quinta-feira, 18 de março de 2010

O SIGNIFICADO DO ANEL DE TUCUM

Um símbolo, um compromisso

Algumas pessoas têm me perguntado por que uso essa aliança preta. Esse anel tem um significado muito importante sim. Quanto ao dedo ou à mão que uso esse anel, não importa para o seu significado. O anel tem um valor social muito importante , pois significa que estou engajado, ainda que de forma muito limitada, com as lutas populares das classes mais vulneráveis da sociedade moderna. É um pacto de solidariedade e empatia que leva-me a um compromisso para que possa ajudar, de todos os modos possíveis a mim, na luta para que a classe mencionada tenha seus direitos resguardados. Achei uma matéria na Internet - não está identificado o(a) autor(a) - mas que pode definir com bastante clareza o significado do Anel de Tucum.


"Eram diversos e variados os rituais para celebrar uma aliança. Os mais simples eram: apertar a mão um do outro, dar um presente, trocar de veste ou de armas. Os mais profundos eram: beber ou misturar o sangue um ao outro, ou imergir a mão numa bacia de sangue; às vezes cortavam-se animais sacrificados e passava-se entre eles (cf Gen 15-17; Jer 38,18). O sentido desse gesto é que os aliados aceitavam a sorte de tais animais, caso quebrassem a aliança ou não cumprissem sua obrigações. Daí o papel importante desempenhado pela aliança tanto na vida privada quanto na vida pública entre os povos que viviam em organização tribal.

Conforme a tradição bíblica, Deus celebrou várias alianças com seu povo ao longo da história, culminando na pessoa de Jesus de Nazaré. Desde então os seus seguidores passaram a falar em antiga e nova aliança. Assim como a antiga aliança foi constituída pelo sangue dos animais sacrificados (Ex 24,8), a nova aliança foi constituida pelo sangue de Jesus Cristo (Heb 9,11-20;10,1-18).

No rastro dessa tradição, renasce o simbolismo da Aliança no Anel de Tucum, extraído de uma palmeira da Amazônia, cheia de espinhos, o símbolo do compromisso e da aliança com as causas dos oprimidos, excluídos e marginalizados - e sua lutas por libertação.

Foi na década de 70 que o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) adotou e divulgou o Anel de Tucum, hoje usado no mundo inteiro por quem assume a luta pelas causas populares, misturando-se com a sorte dos pobres da terra.
Esse símbolo foi bem escolhido, pois assim como é penoso fazer o anel de tucum, também é árdua a luta por dignidade, vida, esperança e paz.O cantor e compositor Rubinho do Vale possui uma belíssima canção que retrata muitíssimo bem o sentido da aliança expressa pelo anel de tucum. Vejamos a letra de "Canção da Esperança":"

"A canção da esperança que vou anunciar
Vem como a luz do dia
Vem trazendo a aliança do céu com a terra e o mar
Tudo será harmonia
São notas musicais que o silêncio bonito traduz
Sentimento de paz vem de tempo infinito de luz
Toda a humanidade vai ver que a bondade
Na verdade é um grande dom
Esse tempo novo vai encantar o povo
Na certa quem viver verá que é bom

A canção da esperança que venho anunciar
Na linda luz desse dia
É o caminho da bonança bom pra gente caminhar
No brilho da harmonia
Com amor a justiça e a paz se abraçarão
A felicidade da fraternidade é união
Para ter clareza de toda essa beleza
É preciso abrir o coração
Nessa nova era de nova primavera
O meu canto é uma celebração"

5 comentários:

Rita disse...

A aliança de coco escura, significa sim solidariedade com as populações marginalizadas, com os sofrimento dos que não conseguem acessar a cidadania. É umpacto de amor cristão pelos pobres. E pensar que há um site católico que diz que o uso da aliança é coisa do demo. Na verdade o uso da aliança partiu dos movimentos pela teologia da libertação, movimento do corajoso Leonardo Boff e tem a ver com as ações de enfrentamento à pobreza do Bispo Dom Casaldaglia.

Cah disse...

Rita, sou católica e conheço muitos Padres que usam essa aliança.

Cah disse...

Rita, sou católica e conheço muitos Padres que usam essa aliança.

cida campion disse...

Sou evangélica e uso pois esta´em mim ajudar as pessoas e quando não consigo me sinto muito mal por isso sei que nasci para ajudar e não me importo c/o que os outos pensam faço porque é esse meu dom se não de que vale a pena passar pela vida e não ajudar a quem precisa...Deus sou grata por ter me feito assim...

Samucão! disse...

Gostei desse anel de couro. Alguém pode me dar?