1ª Série

terça-feira, 13 de março de 2007

Restauração das 12 Portas - Neemias Cap. 3

INTRODUÇÃO
Em 586 a.C. o rei Nabucodonosor mandou que os caldeus levassem cativos os habitantes (mais nobres) de Jerusalém para a Babilônia. No período desse evento ocorreu guerras e invasões deixando como saldo uma Jerusalém destruída a começar pelas muralhas que eram a principal proteção de uma cidade. Como foram levadas somente as pessoas mais nobres, ou, podemos assim dizer, a mão-de-obra mais técnica e intelectual, ficaram os menos importantes, segundo a visão do rei, social e economicamente.
Por volta do ano 445 a.C., no ano vigésimo do reinado de Artaxerxes I Longinamus, no império persa, Neemias, que era copeiro do rei, recebeu notícias sobre a situação dos judeus que escaparam do exílio e estavam em Jerusalém.
Neemias, conseguiu uma autorização direta do rei para que fosse a Jerusalém para reedificar a cidade. Juntamente com autorização, o rei enviou cartas para os governadores das regiões que se localizavam no caminho para Judá, para que lhes permitissem a passagem. Também enviou escoltas de oficiais e cavaleiros assim como autorização para a extração de madeiras que seriam usadas na restauração das portas.
Todo os movimentos do Senhor são com propósito divino. Esse propósito é sempre de restauração de alguma área em nossas vidas. Tudo o que Deus permite que aconteça em nossas vidas é com propósitos de restauração. Não devemos afirmar, sem discernimento espiritual, o porquê disso ou daquilo ter ocorrido.
A Palavra de Deus, na carta aos hebreus, diz que as coisas do Antigo Testamento são sombras do que viria a ser no Novo Testamento (Hb 10:1). A aplicação espiritual do livro de Neemias fala de restauração dos muros, ou seja, das nossas defesas contra o inimigo.

MUROS
Defesa, Proteção, Segurança, Prosperidade
Muros tem um significado espiritual de um sistema de defesa com: proteção, segurança e prosperidade. Uma cidade com muros é uma cidade próspera, cobiçada e independente (não de Deus). Proteção, porque possuíam verdadeiras muralhas que eram grandes obstáculos para quem pretendia invadir. Enormes de tal forma que abrigavam construções e moradias em cima. Segurança porque ao longo dos muros haviam torres com vigilância o tempo todo. Prosperidade, pois uma cidade com muros desse porte, era portadora de grande poder econômico. Permita-me mostrar, nesse pequeno estudo, a importância de entendermos a obra de restauração de Deus em nossas vidas, pois todos nós temos muros de proteção, de segurança e de prosperidade muitas vezes destruídos e que necessitam de restauração, mas o inimigo (o reino das trevas) não tem interesse que eles sejam restaurados. A restauração ocorre quando nos mantemos perto do Senhor, como fez Neemias. Também aqui aprenderemos que todos relatos da Palavra de Deus, em relação às portas, têm um significado espiritual muito peculiar, em direção a todas as pessoas.

PORTAS
Lugar de Passagem, também a ser restaurado

Durante a restauração dos muros ou da "muralha de Neemias", era necessário que fossem também restauradas as PORTAS, pois sem elas, a cidade continuava vulnerável e vergonhosa (Cap. 2:3,17), como ocorreu durante 100 anos.

12 PORTAS A SEREM RESTAURADAS (Cap. 3)
1 - das Ovelhas (v.1) – Primeira porta a ser restaurada. Porta de passagem dos rebanhos para o culto. Representa o sacrifício, sacrifício de louvor (Rm 12:1, 2) para sabermos a perfeita e agradável vontade de Deus pela renovação de nossa mente. Representa a santificação, a transformação de uma mente impura e negativa para uma mente santa (metanóia). Uma mente positiva que nos leva a olhar para as circunstâncias com bons olhos. Expressando, com nossos lábios, louvor ao invés de reclamações; alegria e esperança ao invés de amargura, ou seja usar a mente de Cristo (I Co 2:16; Fl 4:7). A restauração dessa porta nos facilita buscar primeiro o Reino de Deus (Mt 6:33). Quando restauramos essa porta, restauramos a porta da adoração. Restabelecemos a humildade e reconhecemos que necessitamos de Deus. O orgulho cai (Jo 15:5). Temos de nos tornar verdadeiros adoradores conforme João 4:23.
A PORTA DA ADORAÇÃO É RESTAURADA.

2 - do Peixe (v.3) – dava para o mercado de peixe, onde se negociava e comercializava. O princípio da restauração do suprimento. A preocupação de Deus em restaurar o meio para trabalharmos e adquirirmos suprimento.
A PORTA DO SUPRIMENTO E DA PROSPERIDADE É RESTAURADA.

3 - Velha (v.6) – Nome da Vila (Jechaná) para onde dava a porta. Fala de RELACIONAMENTOS a serem restaurados, ou seja, uma porta dava para uma vizinhança, aproximando-os e facilitando a comunicação entre as pessoas.
A PORTA DOS RELACIONAMENTOS É RESTAURADA.

4 - do Vale - de Hinom – (v.13) – Hinom era onde se queimava o lixo produzido. No Vale de Hinom ofereciam-se crianças a Moloque. Era palco de idolatria. Restauração de uma PORTA para que saia todo o lixo espiritual, assim como o espírito da idolatria e costumes pagãos herdados da igreja romana, como datas, festas e comemorações (conf. Gálatas 4:8-11), por exemplo: natal, dia de mães ou pais, crianças, namorados, festas juninas, outras. A única data que mais conhecemos e que consta na Bíblia, é a Páscoa. E, mesmo assim, não é essa páscoa que se conhece hoje em dia. Essa PORTA é restaurada para que nós possamos nos livrar dos rudimentos fracos e pobres, da influência do paganismo ou para sairmos da influência de Roma, para irmos à influência de Jerusalém, ou seja, da igreja primitiva.
A PORTA QUE SAI OS RUDIMENTOS E TODA ESPÉCIE DE IDOLATRIA É RESTAURADA.

5 - do Monturo ou Porta do Oleiro (v.14) – dava para o lugar onde se depositava as dejeções e imundícies, ou seja, o próprio depósito para onde seria levado o lixo para ser queimado. É a segunda porta que deve ser restaurada com o propósito de destruir as coisas velhas. Ela aponta para a importância de vivermos o Novo Homem (II Co 5:17; Ef 4:22-24). Quando viemos para o reino de Deus, vimos com nossas mentes cheias de influências e conceitos da velha vida. Representa a cura de nossa alma, onde estão armazenadas as nossas emoções, sentimentos e memórias. Agora amontoaremos as coisas velhas para serem queimadas e completamente destruídas.
A PORTA DA CURA DAS MÁS LEMBRANÇAS E DO NOVO HOMEM É RESTAURADA.

6 - da Fonte (v.15) – Porta que dava para uma NASCENTE de água para abastecer as terras secas de Judá, de forma que a sede podia ser saciada. Jesus menciona algo a respeito de uma fonte que jorra um tipo de água que mata a sede eternamente (Jo 4:14). Estes são princípios da suficiência do Senhor que nos salvou e nos deu o Espírito Santo. Às vezes não queremos que essa porta seja restaurada, consequentemente nossa sede não será saciada. Temos em muitos casos omitido a verdade suficiente da Palavra de Deus. Quando isso ocorre, fazemos alguns acréscimos à Palav ra e os pregamos com tanta convicção como se estivessem na Palavra (posso citar o caso de regras, doutrinas e dogmas humanos com o pretexto de colocarmos ordem na igreja. Bobagem! O Espírito Santo sabe muito bem como interpretar a Sua própria Palavra e trazer ordem e decência à Sua casa. Não precisa de nossa ajuda). Quando somos saciados pela Palavra de Deus, os milagres acontecem no meio do povo, como ocorreu com a vista restaurada do cego em João 9:11. Só precisamos de Deus para agir em nossas vidas. E Ele não precisa de um empurrãozinho através de nossas regras.
A PORTA DA SUFICIÊNCIA E DO FLUIR DE DEUS É RESTAURADA.

7 - das Águas (v.26) – Águas canalizadas e correntes (ou vivas). Elas vinham do Vale de Cedrom, onde se lançavam ídolos e impurezas. Água Viva fala do recebimento do E.S e do Seu poder. Poder que fluirá do interior através da fé (Jo 7:38). O E.S. é que lava e purifica. Ef 5:18 diz para nos encher do E.S. Enchimento fala de batismo e plenitude para fazer a obra (At 1:8).
A PORTA DO PODER E DO BATISMO DO E.S.É RESTAURADA.

8 - dos Cavalos (v.28) – Cavalo fala de Guerras e conquistas. Devemos sair para as batalhas e não ficarmos parados em nossas tendas. Sair para a batalha a fim de ganhar almas para o Reino de Deus. Cavalo também representa a força (Sl 147:10), velocidade (Is 30:16), beleza - da Igreja (Ct 1:9; Zc 10:3), libertação que dá a vitória gloriosa e triunfal da Igreja (Is 63:3). Cavalos ilustram, em Zacarias 6 e Apocalipse 6, o julgamento do Senhor sobre as nações, principalmente a Babilônia (Roma no NT). A Igreja precisa livrar-se dos costumes de Roma e Babilônia e andar conforme Jerusalém. Cavalo também fala de equipamentos: a ARMADURA de Deus (Ef 6:11); e ferramentas: os DONS ESPIRITUAIS (1 Co 12:28-30) para a Igreja.
A PORTA DOS DONS ESPIRITUAIS PARA A GUERRA É RESTAURADA.

9 - Oriental (v.29) – Em Ezequiel 43:1-5, menciona sobre a glória do Senhor que entra no templo pela PORTA oriental. Quando a glória de Deus entra em um lugar, ela traz tudo o que Deus tem. Toda bênção, unção, promessa e prosperidade.
A PORTA DE TODA A GLÓRIA DO SENHOR É RESTAURADA.

10 - da Guarda (v.31) – Fala da nossa esperança maior a VINDA DE JESUS, pois é por esta Porta (hoje chamada, lá em Jerusalém, de Porta Dourada) que entrará o Rei da Glória. Ele já entrou por ela em Mateus 21:10. Hoje esta porta está fechada e os judeus afirmam que somente o Messias entrará por ela na sua vinda. Cremos assim também, embora o ponto de vista seja diferente. A esperança que temos na vinda do Senhor Jesus para buscar a Sua Igreja é que nos dá alegria e nos motiva a fazer a Sua obra anunciando ao mundo o NOME que está sobre todo o nome. JESUS CRISTO DE NAZARÉ. Muitas vezes, crentes perdem a esperança na vinda Jesus para resgatar Sua igreja, mas nós cremos que Cristo é a esperança da glória. Por isso...
A PORTA DA VINDA DO SENHOR É RESTAURADA.
11 - de Benjamim (Jr 20:2; 37:13) – Porta norte do átrio interno do templo que levava ao território de Benjamim. Tribo de Benjamim fala de guerra, pois foi o povo de vocação para a batalha. A porta restaurada para nos preparar para a Batalha Espiritual. A batalha se ganha com autoridade dada pelo Senhor (Lc 10:19). Saul e Apóstolo Paulo eram da tribo de B. Saul perdia as batalhas por não se submeter a autoridade do Senhor. Paulo afirma que somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou (Rm 8:37). Batalha espiritual é ministério de toda a igreja.
A PORTA DA BATALHA ESPIRITUAL É RESTAURADA.

12 - da Esquina (2 Cr 26:9) – Localizadas próximos às torres e, aqui, a ênfase são exatamente as torres que davam cobertura para essas portas. Torre fala de 3 coisas principais:
1) Da proteção que temos no Nome do Senhor (Sl 57:1; Pv 18:10). Nele estamos protegidos, pois torre é proteção e vigilância contra o inimigo;
2) Ministério (Jr 6:27). Atalaia ou Vigia (Ez 3:17). Devemos identificá-lo e estar disposto e atento em desempenhá-lo;
3) Sempre deve estar relacionado com a santificação, vigilância, sentinela. Devemos estar atentos ao pecado (Mc 14:38).
Essas são 3 características de suma importância na vida de cada cristão, mas queria nesse momento destacá-las, em especial, para aqueles que já observaram que têm um chamado ministerial.
A PORTA DO CHAMADO MINISTERIAL É RESTAURADA.

Autor: Manuel Raposo
Telefone para contato: (0xx11) 7225 6238
eMail:
manuelraposo@yahoo.com.br
ATENÇÃO: Está proibida a gravação, impressão, cópia ou qualquer tipo de transcrição desta matéria sem prévia autorização do autor.
Se você gostou deste estudo, emita sua opinião e comentários.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá, sou Marisae vivo aqui na Alemanha. Hoje, num estudo bíblico no lar, vamos falar sobre Neemias 3. Fiquei muito bem informada com teu textos que estão claros e de acordo com a Bíblia.
Que Deus abençõe sempre sua vida.

Unknown disse...

Olá, sou Marisae vivo aqui na Alemanha. Hoje, num estudo bíblico no lar, vamos falar sobre Neemias 3. Fiquei muito bem informada com teu textos que estão claros e de acordo com a Bíblia.
Que Deus abençõe sempre sua vida.

LANDY disse...

Ola, sou Marilandes e moro em SP. Pra mim está sendo muito importante poder ler e entender sobre a bíblia' esta muito bom esse estudo' eu estava precisando mesmo deste texto explicado' muito bom. Continue irmão, esta excelente.

Unknown disse...

Olá a paz do Senhor Jesus! meu irmão ,Muito bom esse seu estudo sobre Neemias e sobre as portas né, eu preguei sobre isso domingo e uma benção enriquecer bastante o meu ministério a minha vida, é muito diferente para mim viu irmão pastor Deus abençoe a sua vida eu sou servo do Senhor aqui na cidade de São Paulo na região de Interlagos congrego na igreja chamada Unidos em Cristo restauração da família, Eu louvo à Deus pela sua vida pastor, Deus continue te abençoando Deus é contigo Muito obrigado Até mais fica na paz do Senhor Jesus