1ª Série

quinta-feira, 15 de março de 2007

A IGREJA E SEU PAPEL SOCIAL

Texto: Rom 12:1,2

Segundo o texto referido acima, descobrimos que a Igreja cristã tem um grande papel social que deve ser firmemente desempenhado: Transformar o mundo.
A Igreja jamais pode se esconder atrás do moralismo individualista ou em dualismo paradigmático - do tipo "vida cristã e vida econômica não se misturam". Quando a Igreja assume a forma da sociedade com seu dinamismo peculiar, ela perde seu caráter e sua identidade profética, resultando assim, em um simples respeito (falsamente espiritualizado) junto aos poderes dominantes, se revelando apenas como a instituição que vive a infidelidade ao Evangelho.
A Igreja deve evitar ficar somente em si mesma e voltar-se à realidade social que lhe rodeia. Realidade como, injustiça, violência e consumismo, que, na maioria dos casos, absorvem e influenciam a igreja cristã.
A Igreja deve estar disposta, se for necessário, a abnegar quaisquer valores terrenos, a fim de cristianizar, ao máximo, todas as relações humanas, em todas as classes sociais, pois, se a Igreja não cristianizar o comércio, este comercializará a Igreja. A Igreja não pode ignorar por mais tempo o sofrimento da população marginalizada e oprimida, assim como, continuar alimentando uma prática assistencialista, para aliviar a consciência, ao invés de atacar de frente os males que afligem os mais vulneráveis ao sistema social da nossa nação.
A Igreja, portanto, deve desempenhar sua voz profética na sociedade junto aos mais oprimidos, espiritual e materialmente, pois estes têm muitas aspirações e reinvidicações que nunca são manifestadas.
Essa minha advertência é cunhada por momentos de oração e voto para que toddas as denominações evangélicas do Brasil, cumpram seu caráter profético, influenciando o mundo até à sua transformação, gerada pela transformação de nossas mentes, não aceitando e se conformando com o mundo e suas crises.

Autor: Manuel Raposo
Matéria baseada no texto: "A missão como testemunho social - Revendo a prática missionária" - Prof. Dr. José Carlos de Souza (Universidade Metodista de São Paulo)

Nenhum comentário: