O Rodoanel Mario Covas, localizado em São Paulo, assume papel importante no trânsito paulistano, facilitando o acesso dos motoristas a várias vias dentro da cidade. O objetivo de sua construção foi amenizar o congestionamento das marginais Pinheiros e Tietê.
Inaugurado em 2002, o Rodoanel conta com a extensão de 175 km e se divide em quatro trechos (Norte, Sul, Leste, Oeste). Os motoristas que acessam a via precisam pagar uma taxa de pedágio, uma medida que entrou em vigor em 2008. O Rodoanel passou por algumas reformas desde sua construção, acredita-se que em novembro de 2009 haverá a ampliação do trecho sul.
Para conhecer melhor essa obra fantástica, veja agora uma seleção de vídeos que achei na Net e entenda melhor sobre os benefícios que serão gerados para a população do Estado de São Paulo.
Vídeo RodoanelVídeo Rodoanel Trecho Sul
Como Ficará o Anel Viário em Mauá
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) fechou acordo com a prefeitura de Mauá para dar início às obras nas vias da região que receberão o fluxo de veículos do Rodoanel. O convênio serviu para a liberação de verba de R$ 78 milhões destinadas justamente para os trabalhos de recuperação de asfaltos e vias públicas de Mauá.
A verba será remanejada para a duplicação da avenida Papa João XXIII, recapeamento de pistas das ruas Queiroz Pedroso e João Varin, Lasar Segall, Francisco Ortega e Clarice de Jesus.
Além disso, cerca de R$ 900 mil serão investidos no meio ambiente para compensar os prejuízos e danos causados pelas obras. Até o fim do trabalho, o Estado plantará em torno de 95 mil mudas de espécies nativas na região. "Como
serão derrubados 212 hectares para dar continuidade às obras, a intenção é suprir o ambiente com novos plantios", afirma Eni Lima, da assessoria de imprensa da Dersa.
Mapa Completo
Pedágios*
O Trecho Sul do Rodoanel terá seis praças de pedágio, sendo a maioria no Grande ABC. Somente um dos pontos de cobrança ficará fora da região, na divisa da Capital com Embu (veja mapa ao lado). Três praças ficarão junto a Via Imigrantes, mas, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário), estatal à frente das obras, não informou se os pontos de pedágio são distribuídos ao longo da pista ou se estão no mesmo local.
A concentração dos pedágios, no entanto, não significará que o motorista que passar pelo Grande ABC gastará mais vezes para ter o direito de usar a futura rodovia. A tarifa será paga apenas uma vez, em uma das saídas do anel viário.
O valor ainda não foi definido e, segundo a Dersa, o preço dependerá da oferta das empresas que disputarão o leilão de concessão do Trecho Sul.
O governo do Estado estuda reverter a arrecadação para financiar pelo menos parte da asa Leste do Rodoanel, que passará por Ribeirão Pires e é orçada em R$ 2,8 bilhões, e eventualmente a Norte, que não terá ligação com a região.
As obras do tramo Sul receberão R$ 2 bilhões da concessão do Oeste, aberto ao tráfego desde 2002 e que possui 13 praças de pedágio. A tarifa é de R$ 1,20 para carros de passeio e o mesmo valor para cada eixo de veículos de carga.
O doutor em engenharia de transportes da UFABC (Universidade Federal do ABC) José Alex Sant'Anna defende que, com a adoção do pedágio, impostos pagos para melhoria das vias deveriam ser revertidos para outros setores. "Não sou a favor nem contra pedágio, sou contra pagar uma taxa duas vezes. No sentido de conservação, as estradas sem pedágio estão sem condição de uso", alerta.
O professor de transportes da Universidade Mackenzie, João Merighi, não acredita que as pessoas fugirão da cobrança. "Entrar nas ruas da cidade poderá fazer com que o motorista consuma mais combustível devido ao elevado trânsito. Bastará um cálculo rápido para ver que o custo benefício do pedágio será maior."
*fonte: Jornal Diário do Grande ABC - sexta-feira, 26 de junho de 2009
Elaborado por:
Manuel Raposo - Agente Público e Bacharelando em Teologia pela Universidade Metodista de SP
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