1ª Série

domingo, 12 de julho de 2009

A SOCIEDADE REAL NUM MUNDO VIRTUAL

O TWITTER tem sido mais uma boa opção para revolucionar nossa comunicação

Hoje, já podemos afirmar que são imensuráveis os benefícios que a Internet tem trazido para as pessoas no mundo. Sites de relacionamentos geram facilidades para construção de uma múltipla sociedade virtual. Sociedade essa que se reproduz nas mais diferentes áreas de atuação e interesses. Pessoas dos quatro cantos do mundo formam redes sociais, trocam idéias e conhecimentos. Já passou de longe a era em que a internet era hostilizada e vítima de preconceito de grande parte da população, muito embora os perigos ainda existam e nunca vão deixar de estar à porta de qualquer internauta. Mas o que tudo indica, é que as pessoas estão mais maduras no uso dessa super potente ferramenta.
Um dos maiores perigos dos quais me referi acima, por exemplo, é ainda a batalha contra o tempo, ou seja, precisamos aprender a ganhar tempo diante do grande amigo computador e seus periféricos, e não perder tempo com ele. Fala-se hoje do grande desafio de se sintetizar ainda mais o tempo na elaboração das pesquisas escolares, na leitura de notícias, nos bate-papos, nos estudos para se preparar para uma prova, para se enviar um comunicado a alguém, enfim, da objetividade no uso da tecnologia. Essa preocupação é totalmente pertinente, pois quantas vezes precisamos lembrar nossos filhos o quanto tempo estão no computador. E, se não nos policiarmos, também podemos facilmente nos tornar vítimas de longas viagens cibernéticas.
Dos diversos meios criados para se construir sociedades virtuais, temos atualmente uma novidade no mercado: o Twitter. Uma maneira de certo modo revolucionária, nova e [mais] rápida forma de comunicação via internet. Não pretendo aqui fazer nenhum tipo de propaganda de produtos da tecnologia da informação.

O que é o TWITTER?
O Twitter é uma rede de relacionamento que permite aos usuários o envio de mensagens pessoais, contendo apenas textos e, como foi a idéia inicial, respondendo a uma simples pergunta: “o que você está fazendo agora?”. A princípio, o software foi criado para ser utilizado em celulares, a partir de 2006, mas, com a grande expansão do acesso da população mundial aos PC’s, é utilizado mais comumente neste aparelho. Você pode postar algo que está vendo no momento, o que você quer fazer ou o que quer que os outros vejam, como um site novo, uma notícia, ou uma nova postagem no seu blog, por exemplo. Esse tipo de comunicação faz com que algumas pessoas sintam-se mais ligadas com a vida de outras. Com o Twitter é possível enviar pequenas atualizações sobre o seu cotidiano por meio de textos e seguir as atualizações das pessoas que gostamos por meio da Web. O Twitter é simples, prático e fácil de usar. Os textos das postagens são limitados a 140 caracteres, e podem ser enviados via SMS, MSN, eMail, Site do Twitter ou outros programas específicos. Devido ao sucesso do Twitter, diversos sites semelhantes surgiram em todo o mundo oferecendo o mesmo serviço, porém, até agora, com qualidade e serviços inferiores.
Quando uma pessoa se inscreve no Twitter de outra, é chamada de seguidor. A partir daí, todas as mensagens enviadas pela pessoa para o Twitter, será recebida por essa e vice-versa. Esse tipo de mensagem tornou-se um importante meio de comunicação e propaganda entre empresas e seus clientes. Com apenas 3 anos de existência o Twitter já contava com 6 milhões de usuários.

Manuel Raposo
Agente público e bacharelando em Teologia pela UMESP


2 comentários:

dires disse...

Manuel, para acessar o Twuitter é necessário pagar? , pois outro dia ouvi um comentário em uma emissora de rádio, que o Marcelo Tass da TV Band, está ganhando muito dinheiro com o Twitter. Um abraço do Antonio.

Manuel Raposo disse...

Não Dires, não é preciso pagar, pode ficar tranquilo. Provavelmente, o Marcelo Tas ganha por conta de anúncios de patrocinadores, pois o Twittwr dele é o mais acessado do Brasil. É vantagem para elas patrocinarem o Twittwr dele devido ao grande sucesso dele na mídia.
Um Abraço.