1ª Série

terça-feira, 19 de maio de 2009

A Natureza faz "Milagres"

Técnicas milenares ajudam, em tempos de estresse, viver de forma saudável e com bem-estar


Chá Verde - Benefícios e contra-indicações



O sabor é um tanto amargo

Mas, mesmo assim, o chá verde tornou-se o queridinho da vez. E não é só no chá das cinco. Afinal de contas, são tantos os benefícios atribuídos a essa bebida milenar e de tradição oriental que não há como não se render a umas boas doses de saúde diariamente.


Feito com as folhas da Camellia sinensis

A mesma erva que dá origem ao chá preto - o chá verde ajuda na perda de peso (5kg em até 15 dias), diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, e tem ação cicatrizante por uso tópico. Além disso, quando utilizado em bochechos e gargarejos previne cáries e ajuda a combater infecção na garganta.

O poder do chá verde está em sua composição. “Ele contém altas concentrações de antioxidantes como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides, estimulantes como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor, entre outros), além da teofelina, que é um potente vasodilatador”, enumera a nutricionista Mônica Dalmácio, membro do Conselho Regional de Nutrição.

Recentes estudos realizados por pesquisadores japoneses do Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer ainda associam o consumo da bebida ao menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de pele, pulmão, ovário e próstata. “Os resultados positivos estão relacionados aos bioflavonóides e às catequinas, substâncias de ação anti-inflamatória e antioxidante, que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores¿, destaca Mônica.

No processo de emagrecimento, o chá verde atua como importante auxiliar, pois tem ação desintoxicante, digestiva e diurética. Além disso, a combinação de polifenóis em sua composição acelera o metabolismo. “Ele provoca uma sensação de saciedade. Mas quem quer perder peso não deve substituir uma alimentação equilibrada pela bebida. O ideal é fazer uso do chá em conjunto com uma dieta saudável, pobre em gordura e açúcares, além de alguma atividade aeróbica”, avisa a médica ortomolecular Luciana Granja.

Mas é recomendável não abusar da bebida. “O consumo em excesso e o chá muito concentrado podem levar a gastrite, devido à cafeína. Nada em exagero traz benefícios”, destaca a nutricionista Mônica Dalmácio. Segundo ela, o ideal é consumir a bebida em pequenas doses de 50 ml (copinho de café) ao longo do dia.

Gostinho bom

Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Veja os vídeos


quinta-feira, 14 de maio de 2009

Testemunho de quem viveu na pele

Testemunho de Gianna Jassen, vítima de aborto Parte 1



Testemunho de Gianna Jassen, vítima de aborto Parte 2

domingo, 10 de maio de 2009

Adolescente tem cabelo roubado quando seguia para a igreja

A adolescente Franciele Cardoso Pardinho, 17 anos, teve seu cabelo roubado quando seguia para a igreja, por volta das 8h da manhã, na cidade de Franca (SP). A jovem estava a um quarteirão de sua casa quando foi atacada. Evangélica, Franciele fazia o percusso com frequência.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Durante o ataque nesta quinta (09), o ladrão logo informou que não queria dinheiro e sim o cabelo da moça, que batia na cintura. O corte foi feito um pouco acima dos ombros e a vítima não conseguiu ver o instrumento usado para o roubo, nem o rosto do assaltante.

A família registrou ocorrência e a Polícia Civil de Franca já está investigando, mas acredita-se que o cabelo será usado para fim comercial. Franciele, que fazia questão de seus cabelos cumpridos, já foi ao cabeleireiro e fez um corte novo.

Veja o Vídeo


domingo, 3 de maio de 2009

GRAÇAS A DEUS PELO POBRE!!

Uma Reflexão Sobre o que Queremos que, de Fato, Seja Feito por Aqueles que Colocamos no Poder

A frase do título dessa reflexão pode despertar um ar de indignidade e, no mínimo, curiosidade para quem ouve ou lê. Mas, infelizmente, é assim que falam alguns: aqueles que nunca estão dispostos a facilitar a vida daqueles mais vulneráveis socialmente. Na verdade penso que o pobre é que faz o papel da engrenagem que move a sociedade. As mais importantes engrenagens em um maquinário estão, geralmente escondidos, mas são elas que movimentam as máquinas. Elas necessitam de constante manutenção e cuidado, caso contrário, a máquina quebra. Muitos se esquecem da necessidade de manutenção e melhoria da vida das pessoas menos favorecidas por assim dizer e, freqüentemente, essas mesmas pessoas esquecidas pelo poder público, necessitam de melhorias individuais para que a grande máquina social continue funcionando adequadamente. Lembro aqui da música "Construção" do Chico Buarque que fala sobre um operário que caiu do prédio em construção e morreu na calçada, quando os transeuntes achavam que aquele corpo estava atrapalhando a passagem. Quando essas pessoas (o pobre) apresentam um “problema”, elas são facilmente substituídas por outra mais nova e são deixadas de lado para serem usadas em outra ocasião. Como você já percebeu isso, acompanhe comigo: o pobre é sempre deixado de lado, mas quando aqueles precisam de votos, lembram dele; quando precisam distribuir algumas “esmolas” sociais em forma de bolsa tal e renda tal, aí lembram do pobre, pois, no nosso país, ainda são maioria. Com esse número astronômico de pobres no Brasil, o presidente da República, cada governador e cada prefeito pode inventar esses programas sociais, que insistem em chamá-los de benefícios, mas que, na verdade, causam grandes malefícios sociais. Lembro aqui do antigo filme “Quo Vadis” que retrata o descaso e a manipulação da massa popular pelo poder público, especialmente do pobre e desinformado, mas que, no final do filme, o povo prevalece sobre as atrocidades do imperador romano. Em suma, num país que se diz democrático como o nosso, o pobre representa apenas a massa dominada que é comprada por aqueles que querem estar no poder apenas pelo poder, e não para desempenhar o real papel do agente público. A maioria das instituições, governamentais e não-governamentais, podem dar graças a Deus pelo pobre. Eles dizem: “graças a Deus pelo pobre, pois são eles, como maioria, é que nos colocam no poder. São para eles, como maioria, que nossos ‘programas sociais’ são direcionados e podemos anunciar nos ‘outdoor´s’ da cidade e utilizarmos esses mesmos programas em nossas campanhas políticas; graças a Deus pelo pobre, porque eles não questionam nossas ações, pois não gostam e nem entendem de política; graças a Deus pelo pobre porque eles não se preocupam muito em quem vão votar”. É, amigo, são essas palavras que ouvimos daqueles que precisam do pobre, mas não querem ficar perto deles e os escondem como aquelas engrenagens dentro da máquina.

E, ainda planejam eles: “não daremos uma educação de qualidade, para que eles, ainda que formados na escola, ainda continuem desinformados politica e socialmente; não daremos uma saúde pública resoluta, para que eles, para que eles fiquem sempre dependentes desse serviço lamentável que é a saúde pública; não daremos garantias de emprego, pois precisamos que eles se tornem cada vez mais dependentes de nossos programas sociais, e não tenham estabilidade psicológica, sofrendo com a angústia da desesperança”. E para quem acha que eu estou viajando na maionese, observe o que de fato ocorre na sociedade brasileira hoje. Todos podem observar!!

Aproveite e se delicie com estes dois vídeos, que por ironia, já bem divulgados:




Manuel Raposo
Agente Público e Bacharelando em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo