1ª Série

domingo, 2 de setembro de 2012

ENTENDA COMO UM CANDIDATO PODE SER ELEITO

O candidato que vou votar para vereador pode ser eleito?

   Como saber se o meu candidato (a vereador) pode ter chances de ser eleito?
   Algumas pessoas decidem votar em um candidato, mesmo sabendo que não existem chances para sua vitória, mas decidem ajudá-lo, por razões diversas: para projetar esse candidato, para dar aquela "forcinha", por serem amigos, enfim, na maior parte por razões geralmente de natureza pessoais e não políticas. Não é minha intenção discutir aqui se essas razões são boas ou não. Muitas pessoas, porém, votam em um candidato esperando que ele possa ser eleito. Isso ocorre por vários motivos. Primeiro é que o próprio candidato passa a impressão para seus possíveis eleitores de que ele teria chances. Segundo, porque a grande maioria das pessoas não entendem os mecanismos eleitorais, ou seja, o cálculo que é feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), órgão federão do Poder Judiciário, responsável pela organização de todo o processo eleitoral no Brasil. Terceiro, porque grande parte dos próprios candidatos não sabem como esses mecanismos funcionam, portanto não sabem explicar aos eleitores. Pois bem, vamos a uma explicação geral e resumida para que possamos ter uma rápida noção das reais chances de um candidato a vereador ser eleito. Escolhi falar sobre o candidato a vereador que ainda não foi eleito, por se tratar de uma eleição chamada de proporcional, ou seja, não depende da quantidade de votos, quem tem mais ou menos votos, para ser eleito. Com os cargos parlamentares (vereadores, deputados estaduias e federais) acontece diferente dos demias cargos eletivos (senadores, prefeitos, governadores e presidente da República), estes últimos sim, dependem da maioria simples dos votos, ou seja, são chamados de majotário.
Os parlamentares dependem da proporção do coeficiente eleitoral para que o seu do partido possa ter direito às cadeiras.
   Para sabermos se o candidato a vereador que ainda não foi eleito, teria chances, primeiramente, devemos prestar atenção de como é composta a legenda do nosso candidato, ou seja, quem são seus concorrentes diretos, da mesma leganda dele. Se sua legenda estiver recheada de candidatos "figurões", aqueles que já são vereadores e que já criaram uma estrutura econômica muito superior. Este, tem maior chance. No entanto, não é tudo. Para ser eleito, é necessário um "tripé": Trabalho social, popularidade, divulgação. Sendo que o mais importante destes é a popularidade, por ser o candidato mais conhecido, mais própximos do povo. SÓ DINHEIRO E PROPAGANDA NÃO GANHA ELEIÇÃO!! O candidato precisa ser próximo das pessoas, ou seja, as pessoas precisam também conhecer sua história, sua trajetória de vida, suas ideias e projetos para serem trabalhados no seu mandato. E, somente pelas propagandas, não dá para saber tudo isso. Se, pela sua histária de seu envolvimento social, o candidato já teve êxito, pode ser que dê para ter uma boa idéia de sua "vocação" política. Por fim, um pouco de recurso econômico se torna importante, para que haja o mínimo de divulgação de sua candidatura, seja por meio de propagandas ou visitas feitas aos eleitores e, para isso, é necessário ter condições de meios de transporte para o deslocamento até os eleitores.
   Se o candidato a vereador estiver numa chapa muito pesada, ou seja, concorrendo com candidatos muito fortes, suas chances diminuem substacialmente. ANALISE TUDO ISSO e boas eleições!
   No meu caso, minha legenda é leve, ou seja não tem figurões. Por isso, minhas chances são completamente possíveis! Já fui candidato nas eleições passadas (2008) e tive 556 votos. Agora (2012), tenho mais divulgação e percebo que tenho mais apoio, por isso podemos acreditar em minhas reais chances de eleição.
 Eu e você, que temos bons projetos e NOVAS IDEIAS pra nossa cidade, por muitas vezes perdemos para aqueles que compram os votos, isso porque eles abusam do poder econômico, de várias formas, iludindo a muitos. Vamos mostrar que A REALIDADE PODE SER OUTRA!!!