1ª Série

domingo, 18 de outubro de 2009

Chutaram o Pinto... Querem chutar o Suplicy !

A Política No Brasil... Ah Se Voltássemos Algum Tempo Atrás...

Como eram e como são tratadas hoje as mais irreverentes formas de expressão? Pois bem, recentemente o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que, embora, segundo o senador, tratou -se apenas de uma brincadeira, virou alvo de críticas de deputados e senadores por ter desfilado pelos corredores do Senado trajando uma cueca vermelha por cima do terno na última quarta-feira (14/10). Na avaliação de parlamentares, o ato do petista é "censurável" e prejudica a imagem do Congresso.

Na avaliação do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), o fato constrange os políticos. "Foi uma atitude pouco recomendada para qualquer senador. Acho que foi um episódio descartável e principalmente censurável, mas não a ponto de justificar a perda de um mandato, até pela história que o senador Suplicy tem no Senado", afirmou.

Uma cena semelhante à protagonizada por Suplicy ocorreu em 1946 e acabou com a cassação do mandato do deputado Edmundo Barreto Pinto. Ele se deixou fotografar por Jean Manzon para reportagem na revista "O Cruzeiro" vestindo apenas um fraque e uma cueca samba-canção. Apesar de alegar ter sido enganado por jornalistas, perdeu o mandato por falta de decoro parlamentar.

Suplicy disse que não teme desgaste pela cena e afirmou que atendeu a um pedido da apresentadora Sabrina Sato, do programa "Pânico na TV", da RedeTV!. A ideia, segundo o petista, era que ele ficasse parecido com o personagem do Super-Homem. A gravação deve ser exibida no próximo domingo (18/10).

O senador disse que a cena não passou de uma "brincadeira". Segundo o petista, a apresentadora estava em busca de senadores super-heróis.

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), também censurou, por meio de nota, a atitude do petista. Para o tucano, Suplicy merece uma advertência e deveria fazer uma retratação pública. Virgílio, no entanto, não deseja ver o caso no Conselho de Ética. Para ele, após a absolvição de Sarney o colegiado “não tem condições de abrir processo contra o senador Suplicy”. Virgílio também foi absolvido pelo Conselho da acusação de ter permitido o pagamento a um funcionário que morava no exterior.

Todos sabemos que ninguém fala mais do político preso com dólar escondido na cueca e querem caçar Suplicy porque colocou cueca de super-homem na frente de todos, como disse o senador Cristovam Buarque no Twitter. Questionamos se as acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não eram mais graves do que a ação de Suplicy.

Após a leitura, assista também os Vídeos e tire suas clonclusões: