1ª Série

sexta-feira, 24 de julho de 2009

SÉRIE: OPORTUNISMO E CONTRADIÇÕES (VÍDEOS)

Uma série de vídeos muito interessante, mostra que os poderosos querem conservar os mais pobres em extrema situação de controle escravocata
Veja os vídeos e observe o oportunismo e contradições ainda não percebidos por grande parte da população brasileira, especialmente, pelos Estados-vítimas:

Veja as eternas promessas de José do Ribamar Sarney


Essa é a história do oportunismo do Sarney Pai no Maranhão, agora a sua filha Roseana sarney está seguindo os passos do pai. Lula deve tá com o rabo muito preso pra aguentar isso.


Discurso de José Sarney, na tribuna do Senado, dizendo que o Banco Mundial não liberaria um empréstimo de US$ 61 milhões para o Maranhão. O empréstimo foi concedido...



Video cordel sobres as denúncias que pesam sobre o presidente do Senado brasileiro, José Sarney. O trabalho faz parte da campanha nacional na web pelo #forasarney

segunda-feira, 20 de julho de 2009

GRIPE INFLUENZA A (VÍRUS H1N1) COMO AGIR

INFLUENZA A (H1N1)

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes
e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.
B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:
Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)
em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse
e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.
Para informações adicionais sobre medidas preventivas estabelecidas pelas autoridades de saúde das áreas afetadas, acesse:
INFLUENZA A (H1N1)
Outras informações:
Organização Pan-americana de Saúde (em espanhol)
http://new.paho.org/hq/index.php?lang=es
Organização Mundial da Saúde (em inglês)
http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html

Vídeos

20 DE JULHO - DIA DO AMIGO

A lealdade é parte de uma amizade genuína


“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”

CHARLES CHAPLIN


“O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” (Bíblia - Prov. 17:17)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

QUEREMOS DE VOLTA A ARTE DE FAZER POLÍTICA

Uma observação do quadro político brasileiro atual

Observamos hoje como a arte de fazer política no Brasil, ficou longe dos ideais desde seu início na cultura grega. Chamo de arte porque esse foi o conceito mais nobre que se teve quando foi idealizada a participação do povo, por representação, nas decisões que trariam benefícios para a sociedade. A verdade é que no Brasil, atualmente, a política é vista como digna de escárnio por quase todos/as os/as brasileiros/as.

Numa das principais cidades da Grécia antiga, Atenas, deu-se origem ao sistema democrático (demo=povo; kracia=governo) que, embora bem limitado, pois não tinha a participação de mulheres, estrangeiros, escravos e crianças, mas a forma de governo demonstrava ser a mais coerente e que supria de fato as principais necessidades da sociedade, além de proporcionar seu crescimento de maneira mais satisfatória.

No entanto, nós, como filhos deste solo, contemplamos a diminuição do nosso florão da América e não vivemos os ideias democráticos como nas suas origens. Apenas um pequeno grupo tem sido favorecido pelo jogo democrático que age de forma desumana, deixando a maior parte da população à margem do direito à participação. Vivemos ainda o poder do latifúndio possuídos pelos coronéis e seus capangas que decidem como e quando vão usar a máquina pública. Suas gangues são compostas sempre por amigos, amigos dos amigos, amigos dos amigos dos amigos, ah..., sim... e os seus parentes, claro (na prática do nepotismo - do latim nepos=neto ou descendente que é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos).

Eu como ex-conselheiro tutelar e ex-candidato a vereador no meu município, e representando aqui (tenho certeza que posso representá-los) as 556 pessoas que me confiaram seus preciosos votos, transcrevemos parte do manifesto feito pelo Centro Acadêmico “XI de Agosto”, como um grande repúdio nosso também, e porque não dizer, de toda a sociedade brasileira?

O Centro Acadêmico ‘XI de Agosto’ ”, entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Direito da USP, a Escola do Largo São Francisco, pioneira no ensino jurídico deste País, em conjunto com os demais signatários deste manifesto, repudia que se gira o dinheiro público através de atos clandestinos; repudia que se use a prerrogativa de representante do povo para satisfação de interesses particulares, ou favorecendo terceiros que lhe sejam próximos; repudia que argumentos como governabilidade ou alianças partidárias eleitorais sejam levados exclusivamente em conta na tomada de decisões políticas – interesses meramente partidários não devem ser motivadores de posicionamentos políticos frente aos escândalos aos quais assistimos; e, por fim, repudia a imoralidade com a qual a política vem sendo levada no País.” (Acesso em 13/07/2009: http://www.petitiononline.com/xisenado ).

Não podemos ficar inertes diante de tanto descaso e falta de trato com a coisa pública. Prezamos e queremos ver, de fato, um Estado Democrático de Direito e seus ideais republicanos, através de um modelo representativo que realmente obedeça todos os princípios constitucionais. Acesse o link acima, leia na íntegra o manifesto e assine, manifestando assim a sua vontade também. Converse com os amigos sobre esse assunto, incentive-os a repudiarem também os atos imorais dos políticos que devoram os direitos dos brasileiros.

Apesar do vídeo ser bem-humorado, mas demonstra o que queremos


Manuel Raposo

Agente Público e Bacharelando em Teologia pela UMESP

domingo, 12 de julho de 2009

A SOCIEDADE REAL NUM MUNDO VIRTUAL

O TWITTER tem sido mais uma boa opção para revolucionar nossa comunicação

Hoje, já podemos afirmar que são imensuráveis os benefícios que a Internet tem trazido para as pessoas no mundo. Sites de relacionamentos geram facilidades para construção de uma múltipla sociedade virtual. Sociedade essa que se reproduz nas mais diferentes áreas de atuação e interesses. Pessoas dos quatro cantos do mundo formam redes sociais, trocam idéias e conhecimentos. Já passou de longe a era em que a internet era hostilizada e vítima de preconceito de grande parte da população, muito embora os perigos ainda existam e nunca vão deixar de estar à porta de qualquer internauta. Mas o que tudo indica, é que as pessoas estão mais maduras no uso dessa super potente ferramenta.
Um dos maiores perigos dos quais me referi acima, por exemplo, é ainda a batalha contra o tempo, ou seja, precisamos aprender a ganhar tempo diante do grande amigo computador e seus periféricos, e não perder tempo com ele. Fala-se hoje do grande desafio de se sintetizar ainda mais o tempo na elaboração das pesquisas escolares, na leitura de notícias, nos bate-papos, nos estudos para se preparar para uma prova, para se enviar um comunicado a alguém, enfim, da objetividade no uso da tecnologia. Essa preocupação é totalmente pertinente, pois quantas vezes precisamos lembrar nossos filhos o quanto tempo estão no computador. E, se não nos policiarmos, também podemos facilmente nos tornar vítimas de longas viagens cibernéticas.
Dos diversos meios criados para se construir sociedades virtuais, temos atualmente uma novidade no mercado: o Twitter. Uma maneira de certo modo revolucionária, nova e [mais] rápida forma de comunicação via internet. Não pretendo aqui fazer nenhum tipo de propaganda de produtos da tecnologia da informação.

O que é o TWITTER?
O Twitter é uma rede de relacionamento que permite aos usuários o envio de mensagens pessoais, contendo apenas textos e, como foi a idéia inicial, respondendo a uma simples pergunta: “o que você está fazendo agora?”. A princípio, o software foi criado para ser utilizado em celulares, a partir de 2006, mas, com a grande expansão do acesso da população mundial aos PC’s, é utilizado mais comumente neste aparelho. Você pode postar algo que está vendo no momento, o que você quer fazer ou o que quer que os outros vejam, como um site novo, uma notícia, ou uma nova postagem no seu blog, por exemplo. Esse tipo de comunicação faz com que algumas pessoas sintam-se mais ligadas com a vida de outras. Com o Twitter é possível enviar pequenas atualizações sobre o seu cotidiano por meio de textos e seguir as atualizações das pessoas que gostamos por meio da Web. O Twitter é simples, prático e fácil de usar. Os textos das postagens são limitados a 140 caracteres, e podem ser enviados via SMS, MSN, eMail, Site do Twitter ou outros programas específicos. Devido ao sucesso do Twitter, diversos sites semelhantes surgiram em todo o mundo oferecendo o mesmo serviço, porém, até agora, com qualidade e serviços inferiores.
Quando uma pessoa se inscreve no Twitter de outra, é chamada de seguidor. A partir daí, todas as mensagens enviadas pela pessoa para o Twitter, será recebida por essa e vice-versa. Esse tipo de mensagem tornou-se um importante meio de comunicação e propaganda entre empresas e seus clientes. Com apenas 3 anos de existência o Twitter já contava com 6 milhões de usuários.

Manuel Raposo
Agente público e bacharelando em Teologia pela UMESP